10 passos para se integrar na Alemanha

10 passos para se integrar na Alemanha

"Quando em Roma, faça como os romanos."

Este velho ditado diz que estando num lugar longe da sua casa, você deveria se adaptar aos costumes locais e agir como as pessoas daquele lugar, isso gera debates e controversias. É díficil achar um equilíbrio entre sua cultura e a cultura estrangeira mantendo sua identidade. Neste post, de um ponto de vista de uma alemã, cito algumas coisas que revelam que você é brasileiro na Alemanha e não alemão. É importantíssimo que você saiba que não acho um comportamento ou hábito melhor ou pior, apenas diferente. Listo os 10 itens da maneira que "seguindo às dicas" você passaria como alemão (mais facilmente).  

1.     Não atrase. A única exceção é quando o convite consta "à partir de X horas = ab X Uhr" e mesmo assim se for uma festa com pouco convidados não é bem visto chegar muuuito depois. O tempo máximo de atraso deve ser uns 15minutos e alemães são acostumados a avisarem assim que percebem que haverá atraso então se você já tiver enrolando em casa, avise quanto antes e de preferência avise quanto de atraso terá.

2.     Pague o que você tiver consumido. Alemães raramente dividem contas. No bar ou restaurante por mais que o garçom possa anotar tudo numa conta só, cada um paga exatamente o que consumiu e a gorjeta. Na Alemanha os 10% não são inclusos já, é comum dar gorjeta.

3.     Não jogue lixo na rua nunca.

4.     Espere até que todos estejam sentados e servidos para começar a comer, normalmente eles vão dizer "Guten Appetit!" - "Bom apetite!" aí sim você pode começar a comer.

5.     Não fale alto (no telefone ou pessoalmente com alguém) no transporte público. Alemães gostam de silêncio no ônibus, trem, metro.

6.     Respeite a privacidade do alemão. Se ele não quiser que você tire foto dele, não tire.

7.     Não use uma calça legging a não ser com uma blusa beeem comprida. As alemães usam calça legging com saia ou vestido e não como calça.

8.     Não faça perguntas intimas de cara. Acredito que alemães até dividem mais informação intíma (p. ex. sobre sexo) mas apenas depois de conhecer alguém melhor. Não seja tão curioso, mesmo perguntando para alguém sobre outra pessoa. Podem achar chato.

9.     Não utilize tênis na rua. Alemães usam tênis (daquele tipo comfortável, esportivo) apenas para fazer exercícios. Além disso ainda tem um par para usar dentro de academia ou ginásio e outro para usar para o parque. No dia a dia não usam tênis.

10.  Não beije, nem abrace estranhos para cumprimenta-los. Alemães costumam se cumprimentar dando a mão - num meio profissional e pessoal - quando se conhecem pela primeira vez. 

 

10 palavrões em alemão

10 palavrões em alemão

O que você PRECISA entender sobre TRABALHO na ALEMANHA

O que você PRECISA entender sobre TRABALHO na ALEMANHA