Curitiba no jornal alemão

Curitiba no jornal alemão

Ontem, dia 22 de novembro de 2014 saiu um artigo sobre Curitiba no jornal alemão de esquerda "Die Tageszeitung" (taz). O titulo do artigo é "Die grüne Hauptstadt Lateinamerikas" - A Capital verde da América Latina.

Achei bem interessante o artigo. Eu nunca fui a Curitiba, então vocês que me digam se é verdade ou não! Vou resumir o que está escrito (podem conferir o link embaixo).
Basicamente fala que Curitiba não é ígual as outras cidades do Brasil, que não tem a mesma "leveza" e que a influência europeia é forte. Diz que o ex-prefeito Jaime Lerner é o fundador da "cidade ecologica". Jaime sorri pouco, mas se empolga falando do planejamento duma cidade verde. Aí fala mais um pouco dele (filho de judeus da Polonia que fugiram para o Brasil). Fora o Museu Oscar Niemeyer a cidade é simples e muito (!) verde para ricos e pobres morarem. Criaram laginhos dos rios que nos anos 80 enchiam e esses hoje em dia ficam nos parques e aréas verdes. Antigamente tinha um lixão no lugar do jardim botânico. Tem o palácio de vidro e pavilhões. Fala que a população (como em outras cidades grandes do Brasil) aumentou muito. Conta da campanha "Lixo que não é lixo" e da reciclagem de lixo. Mas Curitiba também é a cidade com a maior densidade de transito do Brasil e muitos andam de carro. Curitiba tem pouco violência, pouco perigo em comparação com outras cidades do Brasil. Dizem que Curitiba é a cidade mais europeia do Brasil.

Confesso que nunca tive muita curiosidade de conhecer o sul do Brasil. Sempre me parecia muito parecido com a Europa e então realmente não estou muito bem informada sobre as cidades do sul. Achei esse artigo bem interessante e bastante grande para sair num jornal alemão tão grande.

Não sei se vocês estão interessados mas pensei que se eu visse algum artigo sobre o Brasil, poderia mostrar para vocês, para terem uma noção do que se passa aqui.

Beijos,
Teresa

Biscoitos de Natal

Biscoitos de Natal

As melhores músicas do Carnaval de Colônia